Ingredientes

½ Kg de grãos de trigo
1 cenoura, de preferência orgânica, média ralada
1 cebola média picada
½ pimentão verde, de preferência orgânico, picado
2 colheres (sopa) de uva passa orgânica
2 colheres (sopa) de nozes picadas
2 colheres (sopa) de azeitonas picadas
salsinha e cebolinha, de preferência orgânica, a gosto
folhas de hortelã, de preferência orgânica, picadas a gosto
sal light a gosto
azeite de oliva extravirgem orgânico a gosto

Preparo

Deixar os grãos de trigo de molho em água de um dia para o outro. Escorrer.
Lavar bem o trigo. Cozinhar em água na panela de pressão por aproximadamente
25 minutos. Escorrer a água e deixar esfriar. Em uma tigela acrescentar os demais ingredientes e misturar. Levar à geladeira para resfriar.




Ingredientes

1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 xícara (chá) de açúcar mascavo orgânico
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral orgânica
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo orgânico
¾ de xícara (chá) de manteiga
3 colheres (sopa) de nozes picadas
1 colher (chá) de semente de linhaça orgânica
½ colher (chá) de fermento em pó
Óleo de coco para untar 


Preparo

Misturar todos os ingredientes, moldar os cookies com uma colher e colocar em uma assadeira untada. Levar ao forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Rendimento unidade: 12 unidades Valor Calórico: 56 calorias cada




Ingredientes

2 xícaras de castanhas do Brasil, hidratadas
1 xícara de ameixas secas hidratadas 
1 xícara de passas hidratadas
1 xícara de cacau em pó
½ xícara de água
½ xícara de sementes de linhaça moída
½ xícara de alfarroba em pó

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador, exceto as sementes de linhaça. Bata até ficar cremoso. Acrescente as sementes de linhaça e processe de novo até as sementes desaparecerem na massa.

Num tabuleiro untado com óleo de coco, derrame a massa uniformemente. Congele por 2 horas. Corte em pedaços e congele de novo, antes de servir.





Ingredientes

2 beterrabas 
4 colheres (chá) de óleo de canola
Sal marinho e pimenta a gosto
3 cenouras picadas
1 abobrinha média, cortada em rodelas finas
1 xícara (chá) de quinua crua
Suco de 1 limão 
2 xícaras (chá) de água
¼ colher (chá) de tomilho seco
½ cebola cortada em fatias finas
2 colheres (sopa) de salsinha picada


Preparo

Pré aquecer o forno. Untar a beterraba com 1 colher (chá) de óleo de canola. Depois temperar com sal e pimenta. Envolver com papel laminado, colocar em uma forma pequena para assar por aproximadamente 1 hora, até as beterrabas estarem macias. Deixar as beterrabas esfriarem, descascar e picá-las. Em uma assadeira, colocar o restante do óleo de canola, as cenouras e a abobrinha. Temperar com sal e pimenta. Assar por cerca de 50 minutos, mexendo ocasionalmente. Retirar do forno e deixar esfriar. 

Colocar a quinua, o suco de limão, a água e o tomilho em uma panela pequena. Deixar ferver e abaixar o fogo. Cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos. Apagar o fogo e deixar esfriar em temperature ambiente. 

Colocar a quinua, as cenouras e abobrinhas assadas em uma panela grande e misturar. Adicionar as beterrabas, a cebola, a salsinha, sal e pimenta. Mexer bem e servir
.




Ingredientes

1 ovo grande caipira ou orgânico
¼ de xícara de açúcar mascavo light
1 xícara de farinha de banana verde
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de chá verde
¼ de xícara de óleo de canola ou soja
1 colher de sopa de levedo de cerveja
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Bananas cortadas em rodelas

Preparo

Antes de iniciar esta receita, ligue o forno (180°C). Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o chá e as farinhas. Bata por 3 minutos até ficar homogêneo. Após bater bem, acrescente o fermento em pó. Bata por mais 2 minutos. Coloque numa forma untada com óleo de canola ou soja, adicione a massa, acrescente por cima as rodelas de banana e asse até dourar.






Ingredientes

8 folhas de alface crespa, de preferência orgânicas
6 folhas de acelga, de preferência orgânicas
1 tomate em rodelas, de preferência orgânico
1 cenoura média ralada, de preferência orgânica
½ cebola ralada, de preferência orgânica
3 xícaras (chá) de agrião, de preferência orgânicas
2 xícaras (chá) de quinua em grãos cozida
1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada
½ xícara (chá) de nozes picadas 
½ xícara (chá) de suco de limão
sal marinho a gosto
azeite de oliva extravirgem a gosto

Preparo

Lave e higienize todas as verduras. Em uma travessa, misture as folhas, a quinua, a cenoura, o tomate e as nozes picadas. Prepare o tempero misturando o suco de limão com o sal, a cebola e o azeite de oliva e coloque na salada. Finalize salpicando a linhaça e sirva em seguida.


Rendimento: 04 porções 



Ingredientes

1 abacate pequeno maduro 
1/2 xícara de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de vinagre de maçã 
1 colher de chá de mostarda
1 pitada de sal marinho
pimenta do reino a gosto 
1 colher de sopa de azeite extra virgem

Preparo

No liquidificador bater a polpa do abacate, o iogurte, o vinagre, a mostarda e o azeite até obter uma mistura uniforme. Temperar com o sal e pimenta a gosto. Levar a geladeira. Servir com salada verde.





Ingredientes


- 500 gramas de proteína texturizada de soja
- 2 unidades de tomate - de preferência orgânico
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de molho de tomate orgânico
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1 gema - de ovo orgânico
- sal marinho a gosto
- folhas de alface - de preferência orgânica
- pão integral


Preparo

Colocar a proteína texturizada de soja de molho em água morna por 30 minutos. Escorrer a água e espremer a soja com as mãos para retirar o excesso de água. Picar a cebola e o alho, juntar com a soja, o molho inglês, o molho de tomate, e a gema. Temperar com sal marinho e misturar tudo com as mãos, separar a mistura em seis partes iguais. Com as mãos, pressionar a parte de cima das bolas e achatar até formar um hambúrguer. Aquecer uma frigideira e colocar o hambúrguer. Deixar por 6 a 7 minutos de cada lado. Higienizar a alface e os tomates, cortar os tomates em rodelas finas. Montar o sanduíche com o hambúrguer, as rodelas de tomate e as folhas de alface





Ingredientes


- ¾ de xícara de leite de arroz (pode ser substituído pelo leite de soja ou convencional)
- 1 banana prata orgânica
- 1 colher (sopa) de mel orgânico
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos
- 1 pitada de canela em pó
- cubos de gelo

Preparo


Bater todos os ingredientes em um liquidificador até obter uma mistura cremosa.





A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável pelo transporte da glicose do sangue para o interior das células. Quando há falha na produção ou na ação desse hormônio, ocorre hiperglicemia (níveis elevados de glicose no sangue). A Diabetes Mellitus é resultante dessa incapacidade de absorção da glicose pelas nossas células. 


Como deve ser a alimentação do diabético? 

- Horários para se alimentar: realizar de 05 a 06 refeições por dia, com o intervalo de três horas entre as refeições, evitando permanecer em jejum prolongado. Realizar uma refeição leve antes de dormir (por exemplo: iogurte desnatado, leite de soja ou tofu) e tomar café da manhã assim que acordar. 

- Fibras vegetais: responsáveis por retardar a absorção de açúcares e gorduras. Dessa forma, as fibras auxiliam no controle da glicose, triglicérides e colesterol sangüíneos, além de contribuírem para o bom funcionamento intestinal. São fontes de fibras: cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, pão integral, quinua, aveia, amaranto), legumes, frutas (prefira consumir com casca e bagaço) e hortaliças. 

- Adoçantes: utilizá-los para adoçar as suas preparações. Atenção para aqueles que podem ir ao forno e fogão. Devem ser utilizados para adoçar líquidos como sucos, vitaminas e chás. 

- Ômega – 3: é uma gordura monoinsaturada presente em óleo de peixes e peixes in natura, linhaça, nozes e quinua. Auxilia no controle do colesterol, triglicérides e pressão arterial. 


Alerta para o consumo destes alimentos: 

- Carboidratos: arroz, batata, batata-doce, mandioquinha, cará, inhame, mandioca, milho, farinhas em geral, farofa, macarrão, pipoca e biscoitos são fontes de carboidratos. Se consumidos em excesso provocam hiperglicemia em diabéticos, já que os carboidratos são digeridos e transformados em glicose para serem absorvidos. Dessa forma evite consumi-los misturados em uma mesma refeição, como por exemplo: arroz + milho, batata + farofa, arroz + macarrão. Opte por apenas um alimento fonte de carboidrato em suas refeições. 

- Açúcares – não consumir alimentos fonte de açúcares simples como: sorvetes, doces, guloseimas, mel, melado, caldo de cana, rapadura, entre outros, pois elevam a glicemia rapidamente. 

- Gorduras – dê preferência aos óleos vegetais, como soja, canola, gergelim e girassol. Utilizar azeite de oliva extravirgem para temperar saladas ou sobre o prato já servido. Evitar embutidos, frituras, creme de leite, maionese e manteiga. 

- Sal – consuma com moderação. Prefira os temperos naturais como açafrão, salsinha, alho, cebola, manjericão, manjerona, orégano, louro, alecrim e hortelã. 

- Frutose – é o açúcar presente nas frutas e vegetais, que também pode elevar a glicemia. Por isso consuma as frutas com moderação. 

Vale lembrar que a adequação do peso e a perda de gordura abdominal são fundamentais para garantir o controle da glicemia e evitar as complicações do diabetes mellitus. Uma reeducação alimentar associada com a prática de atividade física regular e orientada são os principais fatores aliados à qualidade de vida e ao equilíbrio do peso corporal. 

É de extrema importância verificar no rótulo do produto a frase SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR ou a palavra DIET, indicando que o produto pode ser consumido por diabéticos.




Ingredientes


- 150 g de damasco 
- 1 xícara (chá) de leite condensado diet
- 06 colheres (sopa) de coco ralado sem adição de açúcar
- 2 colheres (sopa) extrato de soja
- 1 colher (sopa) margarina light

Preparo

Cozinhar o damasco (em água) por aproximadamente 15 minutos. Escorrer e deixar esfriar. Bater no liquidificador os damascos cozidos com o leite condensado diet e o extrato de soja. Cozinhar o creme de damasco com a margarina até atingir ponto de “brigadeiro”. Retirar do fogo e deixar esfriar. Fazer bolinhas com o doce e passar no coco ralado. Servir em forminhas de papel. 



Ingredientes

- 250 mL de leite desnatado
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo especial
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 2 ovos orgânicos
- 1 pitada de sal marinho
- Óleo de canola


Recheio 

90g de geléia de morango diet 

Preparo

Bater o leite, as farinhas, os ovos e o sal no liquidificador. Aquecer o óleo de canola em uma frigideira. Despejar uma concha pequena da massa na frigideira. Moldar em formato de círculo, virando a massa até que ambas as partes fiquem coradas. Rechear com a geléia de morango diet. 








Ingredientes

- 1 beterraba grande, de preferência orgânica
- suco de 2 laranjas, de preferência orgânicas
- 400g de iogurte natural
- ½ xícara (chá) de água filtrada
- 4 colheres (sopa) de farelo de aveia
- 2 colheres (sopa) de nozes picadas
- açúcar demerara orgânico ou adoçante a gosto


Preparo

Lavar a beterraba, descascar e picar. Bater em liquidificador a beterraba, o suco de laranja, o iogurte, o farelo de aveia e a água, até ficar homogêneo. Transferir para copos e acrescentar as nozes picadas.
Servir em seguida.