O verão inicia-se oficialmente no dia 21 de dezembro. Época de férias, praia, piscina, sol e muita diversão. Mas suas altas temperaturas, que às vezes ultrapassam os 40ºC, exigem cuidados com a alimentação e hidratação.


A preparação para os dias quentes e de exposição ao sol deve ser feita com alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. Assim, aproveitamos com saúde esta época tão quente e tão agradável do ano.


O verão é a melhor época para acostumar o organismo a consumir pequenas refeições mais vezes ao dia, já que neste período sentimos menos fome. A sugestão é que sejam feitas pequenas refeições a cada três horas. Frutas in natura e secas, sucos e barras de cereais são ótimas opções para lanches rápidos.


Grandes volumes de alimentos e mal combinados, fritos ou ricos em gorduras saturadas, atrapalham a digestão e diminuem a disposição, principalmente se aliados ao calor.


Devemos dar ênfase ao consumo variado de legumes, verduras e frutas, de preferência orgânicas. Estes alimentos contêm grande quantidade de água, vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e fibras. Além de serem refrescantes e de baixo valor calórico. Quanto mais diversificada for a alimentação, mais nutrientes serão fornecidos. As hortaliças e frutas de cores amarela e vermelha são fontes de betacaroteno, um aliado no bronzeado.


Os alimentos integrais, ricos em nutrientes e fibras, devem ser incluídos em todas as refeições. Flocos de quinua e amaranto, granola, aveia, gérmen de trigo, são excelentes sugestões que podem ser adicionadas ao iogurte, frutas ou sucos naturais. O arroz preto, a quinua e o amaranto em grãos ficam ótimos se consumidos frios, na forma de saladas.


A hidratação é fundamental para repor a perda de líquidos que ocorre através da transpiração. Lembre-se que a sede é um sinal de que seu corpo já precisa de água, portanto, mesmo sem senti-la, ingira bastante líquido. Pode ser feita através da ingestão de água, sucos de frutas orgânicas, água de coco e chás.


Proteja-se do sol. O uso de protetores solares é essencial. A pele do rosto, pescoço, colo e braços, que são áreas mais expostas no dia-a-dia, merecem atenção especial. Para protegê-la dos raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento, devemos usar diariamente o filtro solar de fator de proteção acima de 15. Evite a exposição ao sol, entre as 10:00 e às 16:00 horas.


Escolha uma atividade física que lhe agrade: caminhar ou pedalar ao ar livre são boas opções.


This entry was posted on 10.12.09 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: